quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Jovens Torcedores


Incentivados pelo desejo de formar um grupo de amigos de jovens torcedores do Goytacaz para frequentar juntos o estádio e principalmente torcer pelo seu time. Essas são características que definem os jovens torcedores do time da rua do Gás. Os jovens, ou até mesmo adolescentes poucos trabalham e ainda recebem mesada dos pais. Com esse dinheiro, alguns desses fieis ao clube, utilizam o dinheiro para fazer camisas e até mesmo materiais como faixas e bandeiras. O crescimento dos torcedores que aproximadamente tem idade entre 15 e 22 anos, divididos entre meninos e meninas, se resume numa torcida que tem todo o gás e disponibilidade para freqüentar e incentivar os jogadores nas partidas.

Vale dizer que, em meio as jovens torcedores foi mencionada a existência de torcidas jovens especialmente femininas, como o Distrito Feminino, que é uma Torcida Jovem Feminina. Mas segundo os garotos torcedores, por mais que as torcidas femininas sejam bem estruturadas, dificilmente as meninas se tornam lideranças por não terem o mesmo engajamento que os meninos ou não querem esta responsabilidade, especialmente porque isso exigiria a sua presença em todos os jogos, participação em reuniões, etc. Em meio a essa declaração, a torcedora Yasmim Barros, 15 anos, contesta o que o grupo meninos torcedores declarou. “Eles só podem estar de brincadeira (risos). Nós estamos em todos os jogos, acompanhamos tudo sempre de perto e temos responsabilidade. Eu acho bem melhor as torcidas jovens masculinas ficarem atento, porque daqui a um tempo, as meninas vão ter uma grande importância na torcida jovem organizada.

Na linguagem dos adolescentes, um dos jovens torcedores, Pedro Paulo destaca que os lideres denominam os integrantes como: “o pessoal de frente”, “os cabeças”, “molecada” e “garotada”. Pedro ainda disse que 90% dos integrantes estão na faixa de 15 a 22 anos. Estes frisaram em seus depoimentos que a “molecada” é fundamental.

- A molecada é que funciona dentro da torcida. Eles é que fazem essa coisa toda e é fundamental. Eles que são a torcida de verdade, eles que vibram com intensidade e que sacodem a bandeira com aquele amor – disse Felipe Carvalho, organizador da “Torcida Jovem Goyta”

A torcedora Larissa Luana, 17 anos destaca o amor e a responsabilidade que as torcidas dos adolescentes tem pelo clube. - A gente vai criando aquela amizade e, principalmente um respeito em relação aos outros torcedores. Nós somos jovens, muitas vezes somos vistos como bagunceiros, mas nós temos a consciência da nossa importância para o clube que amamos. Dizem que entre as torcedoras, principalmente as mais jovens, acontecem algumas brigas, para manifestar quem é mais importante, mas aqui com a gente isso não acontece. A gente gosta tanto da torcida, do movimento intenso entre nós, que mesmo sendo bem novos, nós nos sentimos bastante responsáveis – relatou Larissa.

Mesmo jovens, os torcedores mostram que o amor ao clube é um requisito fundamental. A dedicação à torcida, mesmo nos momentos mais difíceis, com problemas financeiros, conflitos internos, ou com os dirigentes, permite que o torcedor manifeste sua fidelidade e amor ao próprio agrupamento.

Por Éder Souza

Nenhum comentário:

Postar um comentário