segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Jogadores Marcantes

Amarildo, “O possesso”
Figura importante na Copa do Mundo de 1962, Amarildo talvez seja o jogador mais conhecido da história do Goytacaz. Campista, iniciou sua carreira no time em 1956 e já fazia muitos gols. No entanto, a passagem pela equipe foi rápida e em 1958 já jogava pelo Botafogo, apesar de ter sido flamenguista na juventude. Convocado para a Copa de 62, recebeu a difícil missão de substituir Pelé, e fez três gols em quatro jogos, inclusive na final contra a Tchecoslováquia.
Recebeu o apelido “O possesso” de Nelson Rodrigues, em uma crônica no jornal O Globo, após salvar a seleção brasileira da eliminação no último jogo da primeira fase. Amarildo, nascido no dia 29 de julho de 1940, em Campos, ainda vestiu as camisas do Flamengo, Milan, Fiorentina, Roma e Vasco.
Como jogador, atuou no estádio Ary de Oliveira e Souza em 1974, jogando pelo Vasco da Gama.

Abel Braga
Dono da camisa 3, o ex-zagueiro Abel Braga é mais um dos grandes jogadores que passaram pelo Goytacaz. Jogou pelo clube entre os anos de 1984 e 85 e seu treinador era Pinheiro, com quem tinha começado a carreira. Por coincidência, aposentou as chuteiras e se tornou técnico do time por uma temporada, até ser convidado pelo Rio Ave, de Portugal, para também exercer a função de treinador.
Atualmente comanda o Fluminense, time pelo qual começou, em 1968. 

Edevaldo
Convocado para a Copa de 1982, na Espanha, Edevaldo de Freitas deu seus primeiros passos como atacante nas categorias de base do Goyta. Ainda no clube, jogou como lateral-direito e ficou famoso por sua grande resistência, o que lhe rendeu o apelido de Cavalo. Deixou o time para ser titular do Fluminense e disputou dezoito jogos pela seleção brasileira.

Valdir Pereira (Didi)
Campista e com passagem pelo Goytacaz na juventude, Valdir Pereira, mais conhecido como Didi, ficou conhecido por ter criado a “folha seca”, técnica que consistia em bater na bola com o lado externo do pé, de modo a fazê-la girar sobre si mesma e modificar sua trajetória. O meia foi bicampeão mundial pela seleção brasileira em 1958 e 1952 e chegou a ser chamado de “Mr. Football” pela imprensa europeia. Didi faleceu em 12 de maio de 2001, com 72 anos.
Wandinho
Destaque dos últimos três anos e um dos responsáveis pelas boas atuações do Goytacaz, o atacante Wandinho já começa a ser tornar mais um ídolo da história do clube. Nascido e criado na Rua do Gás, foi eleito para a seleção da Série B de 2012 como segundo melhor atacante da competição. De acordo com os torcedores, é o principal nome do time atualmente.

Por Letícia Manhães

Nenhum comentário:

Postar um comentário